Pesquisar este blog

Estudando creio mais!

Tenho postado, com alguma frequência, a necessidade e importância de estudarmos as Sagradas Escrituras.
O mais engraçado, é que tenho ouvido comentários que revelam a incompreensão das pessoas quando alguém se dispõe a conhecer Deus, de maneira mais profunda, através da teologia.
É muito comum as pessoas realizarem um juízo de valor, no mínimo distorcido, quando alguém esta lendo livros sobre santidade, justificação, atributos de Deus, etc.
Perguntas como: Porque você está lendo isso? Quer virar pastor? (quando o questionado é um leigo) ou O cara lê muito, pensa muito, vai ser mais teólogo do que pastor (se referindo a um colega de estudo de seminário), demonstram uma faceta perigosa: o conhecer, estudar  Deus,  está "fora de moda".
Ora, nada mais errado do que isso!
Precisamos conhecê-lo, para podermos saber como viver de forma digna e que lhe seja seja agradável (Cl 1:10), sendo recomendado pelo apóstolo Pedro como algo a ser trabalhado (2Pe 1:5-8), sendo o conhecimento de Deus o agente motor da prudência (Pv 9:10).
Não é preciso ser pastor, seminarista, evangelista ou missionário para ter que estudar teologia. É um dever de todo cristão!

Leia também: http://tempora-mores.blogspot.com/2010/09/carta-uma-jovem-crente-em-territorio.html
____________________

Confissão de um Mentecapto!
Alfredo de Souza 

Odeio Teologia! Não quero nem saber!
Odeio discussões sobre soberania;
Odeio que falem da liberdade delirante.
Quero ser livre para ser estouvado!
Quero ser livre para ser raso!
Quero ser livre, longe da certeza!
Quero ser livre para a mente ser tesa!
Livre da Lei, livre da consciência.
Livre do saber, livre da reflexão,
Livre da Teologia, livre do saber.
Afinal, para que Teologia?
Prefiro o humanismo aloucado da teopraxia que nada responde;
Prefiro a verborragia dos clichês, da superficialidade daquilo que não sei;
Prefiro criticar por criticar pela defesa desatinada;
Prefiro o acho profundo a achar profundidade;
Quero criticar repleto de ingenuidade;
Somente criticar na crise da incautice do “nada sei e nem quero saber”!
Nada melhor do que ser inoculado pelo liberalismo;
Que injeta sem dor, sem sentido, sem nada;
Confissão do nada; fé de nada que muito exala o manhoso aroma,
Transformando minha confissão na confecção mesquinha.
Pois o que quero é encharcar a minha fé nas águas salobras de uma lagoinha;
Quero ser novo, quero ser neo, quero ser fogo!
Sentir o gosto das chamas que me enganam por que gosto.
Fogo que queima a lucidez, fogo que queima o saber, fogo que queima a Lei.
É por isso que eu odeio Teologia! E por que odeio tanto?
Odeio Teologia se tenho que ponderar; odeio Teologia se tenho que ler;
Odeio Teologia se tenho que examinar; odeio Teologia se tenho que escrever;
Odeio Teologia se tenho que lutar; odeio Teologia se tenho que amadurecer;
Odeio Teologia se tenho que pensar! Odeio Teologia se inteligente me tornar!
Odeio Teologia, quero ser insensato! Odeio Teologia, quero ser raso!
Odeio Teologia! Não quero nem saber!
____________________

Sugestão de leitura:

 




Editora: Aliança bíblica Universitária do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário