Pesquisar este blog

Falta-nos entendimento, fome e sede pela Tua Palavra, ó Deus!

    Ando muito preocupado ultimamente. Não sei estou exagerando, mas o que tenho percebido é que a nossa ignorância quanto ao conhecimento e entendimento das Escrituras é muito grave.
    A situação é tão grave quanto a de uma criança que de tão debilitada pela falta de alimento, sempre se encontra enferma. Isso sem contar que ela deixará de se desenvolver física e intelectualmente.
    Deixe me dar um exemplo: aprendemos, mas não compreendemos, o que implica os 3 oni´s de Deus.
    Oni? Sim, onisciência, onipresença e onipotência (Sl 139).
1) A onisciência de Deus implica que Ele sabe todas as coisas, independentemente do lugar e tempo. Disso resulta que Ele conhece tudo o que pensamos, fazemos, sentimos. Simples. Mas qual o problema? Existe um pensamento humano na qual se admite que Deus conhece todas as possibilidades dos fatos que vão ocorrer, mas Ele não sabe o que realmente irá ocorrer. Isso é heresia.
2) A onipotência de Deus nos permite compreender que Ele está no controle de tudo o que ocorre. Nada pode acontecer sem sua permissão. Nenhum dos seus planos podem ser frustrados (Jó 42:2). Fácil de compreender. Entretanto, qual o perigo? Bem, pelo nosso pensamento pecaminoso achamos que podemos, através da oração, "manipular a mão de Deus" a nosso favor. Isso é um erro muito comum e grave.
3) A onipresença de Deus significa Ele está presente em todos os lugares (Jr. 23:24). Mas pecamos sem reservas, sem o temor necessário.
    Não bastasse isso, é muito corriqueiro afirmarmos frases de efeito, mas antibíblicos:
a) "Vou me converter quando quiser, Deus me espera" ou "Vou me converter antes de morrer ou no leito de morte, até lá vou aproveitar a vida". Bem para começar, já percebemos que afrontamos a onipotência de Deus. Por acaso tenho, eu, miserável pecador, poder para escolher se vou ou não me converter? Não, de forma alguma, somos escravos do pecado (Rm 6:17) e não temos capacidade nenhuma de escolher alguma coisa que não seja o pecado (Rm 3:11, Mc 7:21-23, Os 5:4). Não nos esqueçamos do exemplo dos ladrões que foram crucificados com Jesus, só um deles se salvou (Lc 23).
b) "Deus não vê meus pecados, Ele é cego. O sangue de Cristo fez isso". Outra mal compreensão das Escrituras. Primeiro porque afronta a onisciência de Deus, já que um cego é aquele que não vê. Em segundo lugar porque o entendimento correto é que fomos lavados de nossa imundícia, nosso pecado pelo sangue de Cristo que pagou o preço dos nossos pecados (1Co 6:11, Hb 9:12, Rm 5:9, Ap 1:5). Em terceiro, a obra do Filho (Cristo) nunca contraria os atributos do Pai (Deus Pai).
    Tudo isso é reflexo do que somos: lemos mas não compreendemos. Somos totalmente néscios. Essa é a verdade. Somos reflexo de um povo que não ora, não lê, não medita nas Escrituras, não têm fome e sede da Palavra de Deus, não têm prazer na sua Lei. Só queremos a "Sua Presença", sem nos comprometermos. Isso não dá certo.
    Desta forma nos tornamos pessoas que não conseguem compreender o que é o bom combate, o que significa terminar a corrida que nos foi proposta, o que implica perseverar até o fim, guardar a fé (1Tm 6:12, 2Tm 4:7). Somos orgulhosos demais com nossas teorias humanistas, que amaciam a mensagem para tornar-lá mais palatável. Somos escravos dos nossos pensamentos, achismos, da sabedoria corrompida do ser humano, mas consultar a Deus, isso não, ninguém precisa.
    O pior é que isso já ocorreu antes no Antigo Testamento (Os 4:6). Somos a geração que mais tem oportunidade de acessar à Palavra de Deus, seja pela bíblia escrita em livros, no celular ou na internet, mas nada de ler. Somos a "geração que canta e dança" mas não percebe que estamos perecendo (Mt 24:37-39).
    Que Deus tenha misericórdia de todos nós, que estamos perecendo! Vamos amar e compreender as Sagradas Escrituras! Sejamos como os puritanos e oremos:

UMA ORAÇÃO PURITANA

Senhor Santo, eu pequei um sem-número de vezes, sou culpado de orgulho e incredulidade, de fracasso em encontrar a Tua mente na Tua Palavra, de negligência em Te buscar no meu viver diário. Minhas transgressões e fraquezas denunciam-me com uma lista de acusações, mas eu Te bendigo porque elas não prevalecerão contra mim, pois todas elas foram postas em Cristo. Continua subjugando minhas perversões e concede-me graça para viver acima delas. Não deixa que as paixões da minha carne ou as concupiscências da minha mente levem o meu espírito à escravidão, mas governa Tu sobre mim, em liberdade e poder.

Eu Te agradeço porque muitas das minhas orações foram recusadas. Eu pedi mal e não recebi; eu orei com base em concupiscências e fui rejeitado; eu cobicei o Egito e foi-me dado um deserto. Continua com Tua paciente obra, respondendo "não" às minhas orações iníquas, e capacitando-me a aceitar isso. Purifica-me de todo desejo falso, toda aspiração egoísta, tudo aquilo que é contrário ao Teu preceito.
Eu Te agradeço por Tua sabedoria e Teu amor, por todos os atos de disciplina aos quais sou submetido, por algumas vezes ser colocado na fornalha para que meu ouro seja refinado e minhas impurezas, removidas.
Nenhum julgamento é tão difícil de suportar quanto a percepção do pecado.
Se Tu me desses a escolha entre viver em gozo e permanecer com meus pecados, ou tê-los destruídos com julgamento,então dá-me essa aflição santificada.
Afasta-me de todo hábito maligno, todo crescimento de pecados passados,tudo aquilo que ofusca o brilho da Tua graça em mim,tudo aquilo que me impede de deleitar-me contigo.
Então, eu Te bendirei, Deus de Jesurum, por me ajudares a permanecer de pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário