Pesquisar este blog

Você gosta de almoçar bem? Sua alma também

Será que é minha impressão, ou estou ficando louco?
É muito comum ouvir de adolescentes e jovens (alguns nem tão jovens), que o culto público da igreja, momento em que todos os membros se reúnem para cultuar a Deus, é algo chato, ultrapassado, monótono.
Estive divagando seriamente sobre isso. Porque isso acontece? Será que temos que mudar a liturgia, introduzir cânticos mais animados, aumentar o volume dos instrumentos musicais, passar vídeos, dançar, pular, extravassar  o que estamos sentindo com gritos eufóricos? Isso irá deixar o culto mais "confortável, interessante, divertido"?
A resposta correta é: PÁRA COM ISSO! 
Você, nobre leitor, que é partidário de todo o rol descrito acima, me responda: o culto é para quem? Resposta: Para Deus e ninguém mais! Se você não "gosta", não "sente" Deus no culto, não se "arrepia" com os cânticos, com a pregação, temo dizer: o problema é do leitor!
Claro que a esta altura do texto você está pensando: Ai, que grosseria! Como você é rude!
Desculpa, estou sendo mal interpretado. O que quero dizer é que é responsabilidade exclusiva do leitor manter uma comunhão diária com Deus. Porque o culto NÃO DEVE e NUNCA DEVE agradar o homem. Porque o culto público reflete a nossa relação diária com Deus. 
O culto deve buscar glorificar a Deus, com uma mensagem Cristocêntrica.
Devemos parar de buscar aquilo que nos "toca" no culto. A exarcebação de sentimentos é prejudicial. Quantas vezes não vemos muitas pessoas derramando lágrimas em um retiro espiritual, avivamento, culto, mas depois de um tempo a vida continua igual? 
Cadê a tão falada santificação? Cadê os frutos do espírito? Cadê a compreensão das Escrituras?
Tudo que você "sentiu" não passou de "fogo de palha".
Mas porque escrevo tudo isso? 
Porque sempre estamos cometendo o mesmo erro: deixar o culto mais agradável, para que venha mais gente,  renegando à Palavra um papel secundário.
E o pior: ficamos esperando que mesmo sem fazermos nossa parte (leitura diária da bíblia, oração, submissão ao poderio de Cristo), Deus, do nada, isso mesmo, do nada, derrame do "fogo do Espírito Santo".
Vamos mudar isso, por favor!
Porque as pessoas "gostam" da Palavra quando o preletor é visitante?
Porque será que "louvamos mais" quando a banda que toca é convidada?
Aqueles que pregam e aqueles que conduzem o louvor toda semana na igreja que frequentamos são menos cristãos?
O culto a Deus independe de haver ou não bateria, guitarra, violão, baixo, teclado, piano, ou qualquer tipo de efeito visual ou sonoro. Nós devemos cultuar e glorificar a Deus com ou sem instrumentos musicais.
Se você não consegue cultuar a Deus sem essas parafernálias e/ou só com hinos da Harpa Cristã/Hinário, você está com sérios problemas.
E onde posso saber como cultuar corretamente a Deus? Na Bíblia.





Como sugestão de leitura e reflexão: 


http://harlowsrocha.wordpress.com/2010/09/13/quer-sair-tambem/
http://resistenciaprotestante.blogspot.com/2009/03/o-fenomeno-do-arrepio-nestes-dias-em.html
http://www.eleitosdedeus.org/adoracao/culto-que-nao-cultua-a-deus-pr-jose-santana-doria.html#axzz0zhLa8w3W

Nenhum comentário:

Postar um comentário