Pesquisar este blog

Sobre Finados e a cultura oriental

Estamos na última semana de Outubro, e ando refletindo sobre o feriado que se aproxima: Finados.
Tem uma coisa que me incomoda demais no meio cristão, principalmente oriental, e mais especificamente, no coreano.
É muito comum as famílias celebrarem a data póstuma dos seus antepassados, com o intuito de guardarem na memória as pessoas que já partiram, de uma forma, ao meu ver, extremamente questionável.
Vemos reuniões nas quais se coloca uma foto do ente querido, à cabeceira da mesa do almoço ou jantar, como se a pessoa ainda “se encontrasse presente”, “agradecendo” pela refeição e “oferecendo” parte dela ao parente “homenageado”.
Depois disso, a tradição manda as pessoas a realizarem uma reverência à foto, na qual a pessoa se prostra com o rosto até o chão.
O mais engraçado é que se algum cristão, questiona toda essa “cerimônia”, é tratado como desrespeitador, ou outros adjetivos de pior alcunha, da tradição milenar coreana.
Sinceramente, estamos diante de um caso na qual se misturam elementos de necromancia e idolatria.
A necromancia, a consuta aos mortos, é condenada veementemente nas Sagradas Escrituras. Vejamos:

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti”. (Dt 18: 10-12 - ARA) (grifo nosso)

A idolatria, que consiste basicamente em prestar culto ou adorar ou venerar qualquer coisa ou ser, vivo ou espiritual, além de Deus, é uma transgressão dos 10 Mandamentos. Vejamos:

“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. (Ex 20: 1-5 – ARA)

Quando nos prostramos diante da foto ou imagem de alguém, é idolatria.
Portanto, diante de tudo o exposto, nós cristãos, principalmente os orientais, devemos refletir tudo que envolve a tradição cultural que conhecemos. Caso esses costumes transgridam a Palavra de Deus, devemos, imediatamente, abandoná-los.
Que não sejamos como os fariseus e os escribas, que foram duramente repreendidos pelo Senhor:

“Ele, porém, lhes respondeu: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?” (Mt 15: 3 – ARA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário