Pesquisar este blog

Aviso aos que andam na igreja, principalmente se você leciona

Estava a refletir sobre como é realizada a escolha e nomeação dos professores da Escola Bíblica Dominical (EBD) e percebi um fato muito preocupante: a maioria daqueles que exercem este chamado, a saber, do ensino correto e fiel das Escrituras, sequer sabe da responsabilidade que repousa sobre seus ombros.
A Palavra de Deus é muito clara ao estabelecer a importância do esmero no ensino das Escrituras (Rm 12:7), e o ensino sem dedicação, afinco, cuidado, fidelidade é pecado!
Além disso, em Mt 18:6-7 percebemos que a prestação de contas será rigorosa:


"Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (grifo nosso)

 
Não bastasse isso, no Antigo Testamento, há uma passagem na qual Deus estabelece que no final dos tempos, o julgamento será impiedioso, a começar por aqueles que "frequentam" a casa de Deus:

"Então, ouvi que gritava em alta voz, dizendo: Chegai-vos, vós executores da cidade, cada um com a sua arma destruidora na mão.
Eis que vinham seis homens a caminho da porta superior, que olha para o norte, cada um com a sua arma esmagadora na mão, e entre eles, certo homem vestido de linho, com um estojo de escrevedor à cintura; entraram e se puseram junto ao altar de bronze.
A glória do Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, indo até à entrada da casa; e o SENHOR clamou ao homem vestido de linho, que tinha o estojo de escrevedor à cintura,
e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
Aos outros disse, ouvindo eu: Passai pela cidade após ele; e, sem que os vossos olhos poupem e sem que vos compadeçais, matai;
matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; começai pelo meu santuário." (grifo nosso)
(Ez 9:1-6)


Para referendar essa passagem, Jesus afirma que a própria Palavra nos julgará: 

"E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia."
(João 12: 47-48)


Pela leitura do texto, fica evidente que Deus poupará apenas aqueles que permanecerem fiéis à sua Palavra, ou seja, aqueles que não se conformam com as abominações que se cometem e que, consequentemente, receberão uma marca com um sinal na testa, assim como em Ap 9:1-4.
Diante do exposto, a pergunta que fica para o leitor: você que "frequenta" a casa de Deus, tem tido o temor diante da Palavra pregada?
E você que leciona na EBD, tem se dedicado como convém? Ou tem negligenciado as aulas e seus alunos, atraindo a ira de Deus sobre sua vida? Você percebe que está vivendo sobre esse pecado? 
Se arrependa, enquanto ainda é tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário