Pesquisar este blog

A verdade sobre Argentina - Brasil

Época de "Copa do Mundo". Durante este curto período de tempo, poderemos observar fatos interessantíssimos.
Os ares se tornam propícios para que todo o "nacionalismo" ou "patriotismo" venha a tona.
Infelizmente, a maioria das pessoas (o homem comum em geral), é levada a exarcebar certos preconceitos, escondidos no mais obscuro e podre canto dentro da alma.
Muito se reclama sobre a rivalidade existente entre Argentina - Brasil, independentemente do esporte.
Eu até me divirto com as provocações, contanto que não sejam desrespeitosas.
Entretanto, por convicção histórica e geopolítica, sei que o prazer do argentino é ver a Inglaterra ser derrotada.
A Inglaterra? Sim, essa ilha provoca, até hoje, mesmo que velada, um certo rancor, mesmo que bem tácito, da derrota na Guerra das Malvinas. Muitos jovens inocentes perderam suas vidas, por causa de uma guerra inventada pela ditadura da época.
Os argentinos, a grande maioria, ama o Brasil, o povo brasileiro e o futebol que se pratica nas terras tupiniquins.
O Brasil, entretanto, precisa encontrar sempre um adversário para direcionar as frustrações e o tal do "espírito guerreiro".
O alvo, sempre de forma mais cômoda, tem que ser o vizinho, porque a grama "deles" é mais verde.
Mas, se os argentinos gostam do Brasil, porque os brasileiros amam odiar os argentinos? Simples, é culpa da Rede "Plim-Plim", que tem que buscar sempre algum culpado para desfocar os problemas internos.
A cultura criada por essa nefasta instituição, permitiu o surgimento da cultura anti-argentina, na qual tudo que provém daquele lado não é digno de apreço.
Os comerciais da "bebida loira" no Brasil, são sempre os mesmos: tirar sarro dos argentinos, os comerciais argentinos, por sua vez, não fazem nenhuma citação dos Brasil.
Que existe rivalidade, principalmente plantada pela imprensa, existe, mas se perguntarem a um argentino qual equipe gostaria de derrotar em uma hipotética final, de qualquer esporte, a resposta seria: A Inglaterra.
Até compreendo a maioria da população, que não possui outra opção a não ser ouvir os berros e gritos histéricos anti-argentina provenientes dos narradores e comentaristas da televisão aberta brasileira, algo desprezível por se tratar de formadores de opinião. Mas aqueles que tiverem senso crítico e curiosidade, aprenderão que tudo isso não passa de bobagem.
É triste que muitos brasileiros, por causa desse sentimento anti-argentina, não possam apreciar um tango, um belo vinho Malbec de Mendoza, uma parrillada, umas empanadas ou alguns textos de grandes autores, como o fantástico Jorge Luís Borges,
Por fim, gostaria de deixar claro, que provocações de jogadores e técnicos, para mim não valem nada, já que faz parte do jogo.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário