Pesquisar este blog

Sem doutrina não há crescimento!

Muitos cristãos me questionam sempre quando defendo e luto pela pregação e ensino da sã doutrina.
É triste, mas, muito comum, as pessoas considerarem que, nesta luta, às vezes passo a impressão de ser alguém soberbo, orgulhoso, prepotente, ou seja, o “chato” da turma.
Compreendo e agradeço essas manifestações, porque isso me mantém sempre atento.
Eu não estou lutando por “meus pensamentos ou ideais”, mas sim pela reverência e temor às Sagradas Escrituras.
Me preocupa ver o grande número de pessoas inteligentes e estudadas que não se preocupam com a sã doutrina. Ouvem uma pregação, mas não se preocupam com o todo, mas apenas em partes, trechos.
Cuidado meus queridos! A distorção da Palavra de Deus é sutil e não escancarada! Por isso devemos nos ater a tudo que nos é pregado, ou por acaso não sabeis que tentarão vos enganar com astúcia (Ef 4:14)?
E como resistir então? Conhecendo a Verdade. Estudando a Verdade. Meditando na Verdade. Vivendo na Verdade.
Aonde entra em tudo isso a doutrina?
Vejamos, antes de mais nada, uma definição de doutrina.
Doutrina, por definição é "Conjunto de dogmas e princípios que fundamentam um sistema ideológico, filosófico, político, religioso etc." (dicionário Aulete).
Esse conjunto de dogmas e princípios presentes na Bíblia não foram criados pelo homem, mas sim por Deus. Estão lá, é só ler.
Ou não sabeis que as Escrituras foram inspiradas por Deus (2Tm 3:16)?
Por acaso a Reforma Protestante foi em vão? Lutero que lutou pela doutrina da Justificação pela Fé, desperdiçou suas forças à toa?
Não bastasse isso, existem inúmeras exortações e exemplos na Bíblia a respeito da importância da doutrina correta (2Jo 1:9, João 18:19, 1Tm 4:6, Mc 4:2, 2Tm 4:3, João 7:16, Tt 1:9, At 2:42, etc). Você nunca leu? Ou mesmo sabendo ignorais essa responsabilidade? Não se esqueça, Deus vai te cobrar isso.
Por fim, gostaria de esclarecer uma coisa: as pessoas confundem defender a sã doutrina com defender uma denominação. São coisas distintas. Sejamos zelosos como os bereanos (At 17:11,12).
E que não sejamos repreendidos pelo Senhor!

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos” (Os 4:6).






OBS: Este vídeo cita, de forma bem sutil, a necessidade da Santificação, por sinal, uma doutrina bíblica.

Caso você queira ler mais a respeito sugiro a leitura dos seguintes textos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário